"O músico Jon Lord, cofundador e tecladista do Deep Purple, morreu aos 71 anos nesta segunda-feira (16) após sofrer uma embolia pulmonar. Ele tinha câncer no pâncreas e estava ao lado de sua família na London Clinic na hora de sua morte.
Lord foi um dos fundadores do Deep Purple em 1968, permanecendo no grupo até 2002, quando anunciou sua aposentadoria e foi substituído por Don Airey.
O músico está entre os compositores da famosa canção "Smoke on the water". Um de seus mais conhecidos "riffs" de teclado está em "Child in time", do disco "Deep Purple in rock", de 1970.
Divulgado pelos representados do músico, o anúncio de sua morte afirma: "Jon partiu da escuridão para a luz". Lord deixa mulher e duas filhas.
Além do Deep Purple, Jon Lord também trabalhou com artistas como Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men. Ele também é conhecido por seu trabalho com a música clássica, gênero presente especialmente em sua carreira solo, em discos como "Gemini suite" (1971), "Windows" (1974) e "To notice such things" (2010)."
Fonte: site g1.globo.com
Jon Lord era um exímio pianista, um visionário "piloto de hammond" (o maior de todos, na minha opinião), compositor tanto de Rock como de Musica de Concerto, enfim, O Rock perdeu e muito.
Famoso pelos riffs "guitarrísticos" que executava com maestria em sua "Besta", apelido carinhoso dado a seu poderoso Orgão Hammond plugado em um amp de guitarra Marshall no vol 11, Lord fritava as teclas e dava uma base muito bem fundada para Richie Blackmore imortalizar canções do Deep Purple. Mas a glória não ficava apenas para o Guitarrista! Na verdade, Lord se destacava de uma forma impressionante (A Maioria das bandas de Rock destacavam mais o vocal e as guitarras) com seu timbre ardente com riffs e solos imortalizados em canções como "Highway Star", "Smoke on the Water", "Lazy", "Perfect Strangers", só para citar as mais óbvias.
Jon Lord falando sobre "The Beast", seu Hammond Turbinado.
De maneira alguma estamos dizendo que Jon Lord era "um guitarrista que toca teclado" ! NÃO MESMO!!! Jon Lord aumentou em muito a popularidade do famoso e lendário orgão Hammond B3 assim como Roger Hodgson (SUPERTRAMP) está para o Wurlitzer e Ray Manzarek (THE DOORS) para o Vox/Farfisa.
"Burn" - Repare na influência "Erudita" de Lord na 2a parte do solo II em marcha harmônica com o Hammond.
Com seu Timbre e fraseado é inconfundivel, Lord também foi responsável, junto com Blackmore, a enxertar boas pitadas de Contraponto e Fuga nas musicas do Deep Purple, influência da musica de concerto, uma das paixões que o fez em 2002 deixar a banda para se dedicar exclusivamente à carreira de Compositor de Musica de Concerto (erradamente conhecida como musica "erudita").
Solo de Jon Lord abrindo a musica "When a Blind Man Cries", mostrando muito de sua musicalidade.
Uma das últimas apresentações filmadas de Jon Lord junto com outro mago dos teclados: Rick Wakeman
O Rock fica órfão mais uma vez, com essa perda irreparável. Mas o que fica são as obras primas que Jon Lord deixou em todas as bandas por que passou. Timbres nunca imaginados anteriormente hoje são lembrados por seus fãs. Riffs imortais e uma ideologia mais que saudavel, ensinando que o musico NUNCA pode parar de estudar é o que Jon Lord deixa de lição em meu coração...
Jon Lord 9 Junho 1941 – 16 Julho 2012.
Jon Lord 9 Junho 1941 – 16 Julho 2012.
Eu sou Ronald Sales e esse é o meu Blog :.(
