"Uma tarde de sábado... inicio de 2012... fomos surpreendidos por um convite IRRECUSÁVEL... Tocar no dia seguinte em uma das casas mais ROCK N' ROLL do Rio de Janeiro. O NECTAR. Localizado em Vargem Grande, tem um clima de paz/amor na sua forma mais natural. Um lugar perfeito pra deixar sair seus instintos viscerais por meio da musica (que fique bem claro isso!) e transformar a noite numa psicodelia super saudavel. Topamos e decidimos: 'se vamos fazer então faremos com estilo. O nosso Verdadeiro Estilo!' Começamos com "Wurm" do Yes e emendamos com algo que não achavamos que daria o resultado que deu... "July Morning" do URIAH HEEP, uma das bandas que mais tem definido nossa linha de raciocínio quando o assunto é ROCK VISCERAL. Os Motivos são diversos e serão abordados mais à frente. No momento em que executamos o riff inicial de July Morning, algo interessante aconteceu: escutamos vários comentários durante a execução da musica feito por praticamente uma pessoa... (caraaaaaaaamba!!!! macacos me morrrrdam!!!!! muito legaaaaaalll!!! #palavras amenizadas...)... o cara estava em extase!!! Isso contagiou o restante do público fazendo com que todos ficassem estatelados, prestando atenção na musica. Tocamos mais uma do URIAH HEEP no decorrer do show e a reação foi a mesma. Isso chamou a atenção do proprietário da casa e seus associados (todos fãs do bom e velho Rock n' Roll). No fim esse show acabou garantindo outras noites confirmadas no Nectar - igualmente sensacionais - mas uma idéia surgiu numa conversa entre Soren (Tecladista da MIR) e Sergio (proprietário do Nectar). Fazer um Tributo a URIAH HEEP no fim do ano! O Desafio era grande, devido a diversos fatores. Mas Eu, com uma dose saudavel de Megalomania (entenda como... aceitar desafios... rsrsr) e Soren, fã e grande conhecedor da Obra da Banda, ACEITAMOS! #frio na barriga... Para dar uma dose a mais de adrenalina, numa outra conversa dias depois, tive a idéia: 'que tal se agente fizesse um CD de tributo e Lançássemos no Dia do evento???' DESAFIO ACEITO!"
***
E cá estamos, caros leitores! O CD já está pronto e o Show de Tributo também. Será no próximo dia 15 de DEZEMBRO, no NECTAR. Foram sete meses de Processo, da pré-produção até a Masterização, onde nos reunimos com muita energia positiva para fazer um trabalho como nunca antes feito pela banda.
POR QUE URIAH HEEP?
Razões não faltam. Muitas delas estão aqui. Mas posso dizer por experiência própria que UH foi uma das bandas mais importantes da História do Rock porém "underrated" entre bandas como Zeppelin, Purple e Sabbath. Quem acompanha os posts sobre viver numa Banda de Rock, aqui no blog, sabe muito bem que a tendência da MIR é ir além do óbvio. Tributos a Zeppelin, Purple e Sabbath já são vistos por aí com muita facilidade e muito bem representados.
UH tem por convergencia com a MIR, além do timbre de Hammond inconfundível de Ken Hensley - tudo a ver com a nossa instrumentação (Baixo-bateria-guitarra-hammond) - Letras que citam o lado divertido do Rock, amor, festas, reflexões... romantismo, visceralidade... Eu pessoalmente me identifiquei muito com a forma em que David Byron usava sua voz para interpretar lindas baladas e tomei isso como influência para meus experimentos. Ken Hensley também foi um motivo fortíssimo para escolhermos UH como nossa banda tributo. Uma experiência invejável em todos os sentidos quando o assunto é Rock, além de ser "O LETRISTA" do UH, o mentor. Com certeza cada musica escolhida tanto para o CD como para o SHOW tem algo em que cada integrante da MIR se indentifica. Por isso posso dizer que durante esses sete meses nós da MIR literalmente Vivemos URIAH HEEP.
A CONCEPÇÃO DO SHOW
A idéia original foi fazer algo que abrangesse toda a discografia até agora. Mas os Gigs, gravações, além da Discografia bastante extensa da Banda tornaram a idéia inviável... seriam 4 horas de show!!!
Prezando a qualidade, humildemente decidimos reduzir o Tributo, à princípio ao melhor da "Era Byron", incluindo sua breve carreira Solo. Tempos depois resolvemos incluir algumas musicas da carreira Solo de Ken Hensley do antológico Disco intitulado "Blood on the Highway". O Resultado é um belo apanhado dos maiores Sucessos do URIAH HEEP e Ken Hensley Solo. O Setlist é um SEGREDO GUARDADO A SETE CHAVES!!! A Apresentação tambem conta com a participação de Amigos queridos do Meio Musical do RJ e Região dos Lagos que dividirão o palco conosco em momentos especiais. Teremos novidades na instrumentação, principalmente na Parte Acústica (isso mesmo!) onde um Bandolim fará clima para um "Rock de Foqueira" para celebrar as conquistas de 2012.
O CD "URIAH HEEP TRIBUTE"
Como sempre o prazo era curto e precisávamos correr entre pesados ensaios direcionados, backing tracks, partituras e concepção dos arranjos. Tudo isso para decidirmos a melhor timbragem para cada instrumento, fraseados, interpretação , etc... Optamos por uma sonoridade selvagem, que retratou em muito a atitude MIR ao executar seus arranjos :) . Pegamos o "TOP 10" e separamos dois dias para cada instrumento. O Objetivo não era necessariamente captar uma idéia "ao vivo", mas sim uma singela homenagem, produzida da melhor forma que alcançarmos. Os Elementos obrigatórios da sonoridade do UH foram respeitosamente preservados mas com o "MIR Turbo mode" no 10!!!
O CD foi produzido no Demented Man "Mobile" Estúdio, por Ronald Sales, com o apoio da Pro Music Instrumentos Musicais Ltda.
Dentro em Breve vou inaugurar uma série de posts sobre todos os processos feitos na Produção deste Tributo com Videos Detalhados onde serei o mais claro possível na hora de compartilhar meus conhecimentos, afinal, esse é o objetivo do Blog!
É com muito orgulho e imensa alegria que apresentamos à vocês, a partir do LANÇAMENTO no NECTAR, dia 15 de DEZEMBRO, o Nosso TRIBUTO A URIAH HEEP.
1 - LOOK T YOURSELF
2 - SWEET LORRAINE
3 - EASY LIVING
4 - THE WIZARD
5 - CIRCLE OF HANDS
6 - STEALIN'
7 - JULY MORNING
8 - SWEET FREEDOM
9 - LADY IN BLACK
10 - GYPSY
RONALD SALES:
Vocais, Guitarras, Violões, Bandolim e Percussão.
SOREN LEMCHE:
Hammond, Synth.
TIAGO DE CASTRO: Baixo.
LEANDRO CAMACHO: Bateria
O Espaço Cultural NECTAR fica na Estrada dos Bandeirantes, 22.774 - Vargem Grande, Rio de Janeiro - RJ.
Obrigado a Sergio de Carvalho por idealizar o Projeto Junto com Soren Lemche, Maurício "Cissa" da Pro Music pelos Equipos Cedidos e a todos que abraçaram a idéia e contribuíram de alguma forma -mesmo que em apenas pensamentos positivos - para que isso tudo fosse possível.
Eu sou Ronald Sales e esse o meu Blog ;)
























