quinta-feira, 30 de maio de 2013

NOVIDADES...AGUARDEM ...


A MADE IN ROCK inicia mais uma jornada de Tributos para esse ano. À partir de Junho, entraremos incluindo mais uma banda no nosso repertório de forma mais plena, fazendo assim um tributo à dois ícones do Rock Britânico em um show DUPLO. Maiores informações em Breve...
Fique Ligado!
Ronald Sales
;)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

O QUE ACONTECEU COM A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA?

MPB: A história que o Brasil não conhece
 
"Hoje eu tive insônia pela primeira vez em muito tempo. Alguma coisa tava me incomodando, eu virando de um lado para o outro na cama por mais de duas horas e nada. Parecia que algo me impelia a levantar e fazer outra coisa até o sono chegar. Me deparei com um video que estava no meu perfil a algum tempo, que eu ignorava, até que pensei: "por que não?" O título era interessante: "MPB: A história que o Brasil não conhece"... foi a partir daí que o sono desapareceu de vez..."
 
Já se perguntou porque que a musica do Brasil está uma merda? Não, Não... não venha argumentar que a verdadeira musica brasileira, que o povo não tem acesso, está em pleno vapor etc... estou falando de MUSICA POPULAR BRASILEIRA. A que tocava no Rádio e que é famosa no exterior até os dias de hoje e ficará marcada por muitos e muitos anos, como a Bossa Nova de Tom Jobim, Os Choros de Pixinguinha os Sambas de Ari Barroso etc... é disso que estou falando.
Veja este Curta, narrado por Caco Ciocler, é baseado em um livro polêmico (FIREWOOD OPERATION de Neil Jackman)  que conta que a partir dos anos 40, a música brasileira começou a impressionar o mundo pelo seu potencial. Os sucessos de Ari Barroso, Carmem Miranda e Tom Jobim deixaram as corporações artísticas espantadas e com medo do Brasil dominar o mundo. A partir daí, foi criada uma corporação secreta com um único objetivo: destruir a música brasileira. Parece até mais uma teoria da conspiração, né? Ao terminar de assistir percebi que era uma brincadeira de ficção. Se realmente é ou não, não sei!!! MAS FARIA TOTAL SENTIDO...
Muita criatividade de André Moraes, Diretor do Curta, aproveitando o contexto geral da merda que está a MPB. Pessoalmente ficaria aliviado se fosse verdade, pelo menos teríamos alguém pra por a culpa senão nós mesmos... Assista e tire suas próprias conclusões... rsrsrsrs
 
Diretor: André Moraes
Roteiro: André Moraes, Luciano Santanna
Produção: André Moraes
Argumento: André Moraes e Rafael Greyck
Com: Iggor Cavalera, Jair Oliveira, Wilson Simoninha, Afonso Nigro, Beto Jamaica, Sergio Mallandro, Reinaldo, Adriano Nascimento, Ivan Busic.
Narrado por Caco Ciocler.
 
Eu sou Ronald Sales e esse é o meu Blog ;)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

SOUND CITY STUDIOS - Let's ROCK, Let's PLAY, Let's RECORD IT!

 
"Já comentei várias vezes que minhas melhores experiências com gravação de audio foi com um combo de 25watts da wattson e um Mic de PC pendurado na boca da caixa e tudo indo para uma fita K7. Por mais inocente que soava no final voce podia realmente dizer que aquilo era algo reamlente humano, visceral, natural...Quando se é apenas um garoto cheio de sonhos e restrições dogmáticas com apenas 15 anos, vocce tem que se virar com o que tem na mão. A diferença é que voce não tem medo de inventar, de fazer acontecer. A vida se encarrega de tirar essa coragem de voce, se voce deixar..."
 
Estou realmente redescobrindo a importancia do youtube como a nova "Biblioteca". Na verdade é a "Videoteca"! Entre videos inúteis e outras curiosidades agente encontra (com a ajuda da pirataria, sorry...) coisas super valiosas para aqueles que querem aprender. Hoje me deparei com o Documentário "Sound City", dirigido por Dave Grohl (ex-baterista do Nirvana e líder do Foo Fighters). O famoso Estúdio de Gravação na California onde passaram bandas lendárias como Neil Young, Fleetwood Mac, Tom Petty and the Heartbreakers, Dio, Guns n' Roses, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Guns n' Roses, The Black Crowes, Nirvana, Rage Against the Machine... em fim... MERECE TOTAL RESPEITO.
 
Impresionante como esse Documentário mostra a sonoridade própria do Sound City devido a vários fatores, como a raríssima Mesa de som NEVE 8028 que tem apenas 5 delas em todo o mundo. Isso já faz do Sound City um lugar com uma sonoridade própria, totalmente baseado em fita analógica. Mas não era só a NEVE que fazia toda Magica de se gravar nesse estudio. Era um conjunto de coisas, inclusive o ambiente sujo e pouco convidativo do lugar. No fim das contas, os artistas que passaram por lá fizeram a coisa acontecer.
 
O que me chamou atenção no documentário foi a passagem de bandas dos anos 90 que eu adoro, pois fizeram parte da minha "construção musical" na adolescência. O Sound City começou nos anos 70, passou pelos desafios vindos com o surgimento da tecnologia digital, sintetizadores e baterias eletronicas nos anos 80 e sobreviveu gravando grandes nomes. Mas foi a sonoridade dos anos 90 que eu me identifiquei bastante, lógico, afinal o NEVERMIND (Nirvana) foi gravado lá!
 
Outro desafio interessante mas que acabou fazendo o Sound City sucumbir foi o surgimento do Pro Tools e da facilidade em se editar e consertar o erro ou até eliminá-lo. Essa foi uma das questões que Dave Grohl tentou levantar a respeito da tecnologia:
 
"Nessa era da tecnologia onde podemos manipular tudo, como podemos preservar o elemento humano?".


Uma pergunta muito pertinente. Esqueça o assunto batido e antiquado sobre analógico Vs digital. Concentre-se apenas no processo de criação. Como e quando a tecnologia começa a atrapalhar a musicalidade e a criatividade na hora de criar? Pensar nisso pode fazer a diferença na hora de gravar um Disco de qualidade.

Foram aproximadamente 2 horas de pura história do Rock, do showbizz e fatos curiosos que cada banda descreve ao passar pelo Sound City. Hoje esse estudio é apenas história de um legado que deixou saudades. Dave Grohl conseguiu prender a atenção com tanto conteúdo e reflexão sobre o que está acontecendo com a música atual onde "pessoas que não deveriam sequer estar trabalhando com musica por não estarem preparados, hoje são ídolos!" (assista!). Vale muito a pena conferir esse documentário! RECOMENDO!

Dave Grohl, na minha opinião é um dos "CARAS"que mantém o Rock vivo junto com Eddie Vedder (Pearl Jam) entre outros. Estão próximos de se tornarem lendas vivas. Não me interessa se nos anos 60 ou 70 as musicas eram lindas, bla bla... o fato é que independente de que época voce nasceu, eles estão levando a coisa pra frente sem perder a atitude Rock n' Roll, voce gostando ou não.

Segue o link do teaser...
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=veNYQBlkeTA 

Um SUPER OBRIGADO ao pessoal da ACADEMIA BLACK DE PRODUÇÃO MUSICAL pela excelente dica!!!
Eu sou Ronald Sales e esse é o meu blog ;)


domingo, 5 de maio de 2013

Uma aula de Rock com LEGIÃO URBANA (isso mesmo! Legião Urbana...)

"Conheci a Legião Urbana ainda muito pequeno me divertindo com a história de "Eduardo e Monica", achando "Angra dos Reis" um lamento de um reclamão (não me pergunte por que... eu tinha apenas 5 anos!) e mesmo assim adorava! Por mais que Beatles e Guns n' Roses fossem minhas bandas favoritas, eu sempre me identifiquei muito com várias letras de Renato Russo. Pra mim ele tinha o verdadeiro poder da palavra... minha adolescencia me trouxe o "Quatro Estações" onde tive raiva, paixão, alegria, tristeza... vários sentimentos dependendo da faixa que estava escutando. Por mais que gostasse muito de Legião Urbana, eu estava ciente que apenas conhecia o superficial que tocava no rádio. Tinha muito que aprender sobre eles..."

Renato Russo pra mim tem a mesma força e importancia que Raul Seixas, porém em épocas e características totalmente diferentes. Mas não conheço ninguém que tenha chegado perto de "tocar" o coração de tantos brasileiros como os dois citados. Meu Foco hoje é em Renato Russo. Muitas vezes subjulgado e incompreendido... Qual fã de Legião nunca ouviu algum amigo ou conhecido dizer "eu odeio Legião..." ou "A Banda era uma Merda!!!" Não vem ao caso detalhes técnicos sobre a qualidade da banda. Mas pessoalmente, em matéria de sonoridade, originalidade, poesia, atitude (seja qual for) não tem pra ninguém entre as bandas brasileiras. Essa é a MINHA OPINIÃO. Por mais que a parte musical pudesse parecer simplória (diferente de "pobreza musical" como já ouvi de um imbecil na TV...) e até mesmo inocente, a Legião Urbana conseguiu conquistar o Brasil com os elementos mais improváveis segundo os padrões da Industria Musical:
  • Suas musicas não necessariamente tinham um refrão.
  • Algumas musicas super famosas tinham 6 e até mesmo 10 minutos de duração e mesmo assim tocaram MUITO na rádio.
  • Os musicos não eram "virtuosos".
  • Letras de conteúdo pesado para a época como suicídio, drogas, protestos... tudo feito de uma forma tão direta mas mesmo assim passando despercebido nos ouvidos de muitos fãs.
´Bem, já tá mais do que provado que não existe um "caminho das pedras" ou uma "Receita de bolo" para cativar o publico. Mas isso gostando ou não, conhecendo musica ou não, todos devem reconhecer que Renato Russo e a Legião Urbana conseguiram marcar sua tragetória de forma indelével na história do Rock e da Cultura Pop brasileira. Por enquanto é só, mas, aproveitando o bonde do Filme que estreou falando sobre a vida de Renato Russo, convido voce, caro leitor a conhecer um pouco mais sobre o nosso "Bob Dylan" e quem sabe entender um pouco melhor sobre a visão de Renato Russo sobre os discos da Legião Urbana, Letras das Musicas, o surgimento da banda etc... espero que seja 1:30h empregados de forma que contribua para o seu amadurecimento musical. Só os fortes entenderão ;) 


O Vídeo acima é a famosa entrevista com Renato Russo para a MTV em 1994 SEM CORTES. 
Eu sou Ronald Sales e esse é o meu Blog ;)