domingo, 30 de setembro de 2012
CAOS PARALELO - ROCK PROGRESSIVO NA radionavaranda em novo horário!
Radioweb é uma coisa relativamente nova pra mim. Mas estou descobrindo cada vez mais o potencial dessa "nova" forma de midia e acredito que isso não vai parar por aí.
Devido a repercussão super positiva do programa CAOS PARALELO comandado por Soren Lemche na www.radionavaranda.com, houve uma mudança de horário mais que bemvinda! O novo horário é todo domingo as 15:00. Prog clássico, Obscuro e Neoprog é no CAOS PARALELO com Soren Lemche. Agente se encontra na radionavaranda.
CAOS PARALELO todo domingo às 15:00 só na www.radionavaranda.com
Eu sou Ronald Sales e esse é o meu Blog ;)
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Formei uma Banda de Rock, E Agora? - Especial: HOJE É O DIA DO BATERISTA!
"Se todos os musicos da banda são ruins mas o baterista é bom, sua banda é excelente."
- Eric Clapton (apenas parafraseando...)
Como sempre eu começo por uma história verídica:
Participando de um evento por esses dias, vi uma banda tocando enquanto batia papo com os amigos. O Guitarrista sabia tocar direitinho, só não sabia o que é "timbre". O baixista tocava o que tinha que tocar. Mas o Baterista... PELO AMOR DE DEUS!!! O CARA SIMPLISMENTE NÃO SABIA TOCAR A BATERIA!!! Pareceu que o cara tava na página 2 de um metodo de bateria desses de banca de jornal e já tinha uma banda formada, show marcado, além da banda cobrar um cachê MUITO acima do valor que competia a ela!!! Não interessa o nome da banda, o evento em sí muito menos o valor do cachê, ok? Mas fica a dica: Assim como o técnico de som, O Baterista pode Engrandecer uma banda não tão boa mas pode destruir uma Excelente.
Hoje eu acordei e entrei no facebook (vicio pior que coca-cola!!!) pra divulgar os show da MADE IN ROCK e aproveitei pra ver se tem algum post interessante (cada vez mais raro!) e me deparei com uma notícia que surpreendeu: HOJE É O DIA DO BATERISTA! Isso mesmo, o Batera! Aquele cara que na maioria dos casos é o mais sério (quer dizer, CHATO! na maioria dos casos, não em todos!) da banda, que entra mudo e sai calado... o integrante mais dificil de se arrumar para uma banda! Afinal, se falta baixo, pega um guitarrista maduro, experiente e responsavel que em pouco tempo pode dar conta do recado. Faltou guitarrista?? Haha, convenhamos... guitarrista por metro quadrado é o que não falta ! (bom guitarrista já é outra história...). O Vocal raramente tem problemas com o transporte de seu instrumento (o sistema respiratório). Mas o batera... aiaiai! Além de ter mais trabalho para desmontar/montar seu setup (a não ser que você seja o Eric Johnson sem um roadie) e tem a maior dificuldade pra transportar seu instrumento. O Carro é quase um pré-requisito... Esse é o lado ruim da história.
Mas se voce encontra O CARA, sua banda tem 70% de chance a mais de dar certo!
Um bom baterista precisa acima de tudo TER RITMO. Se você é baterista ou pretende ser um, bom senso é a chave. Saiba respeitar seu lugar na banda e o lugar dos outros musicos. Evite "firular" demais mostrando suas técnicas "portnoyanas" em estilos onde simplismente elas não cabem, PRINCIPALMENTE se voce for um musico CONTRATADO. Sua função é cuidar do ritmo, da pulsação da musica. Você entende o que quer dizer uma musica ser "Pulsante"?
"Free as a Bird" - The Beatles: Ringo Starr na bateria. Apenas bumbo e caixa foram usados. O restante foram maracas e não o chimbau como estamos acostumados a ouvir.
Os mais acelerados podem dizer "Po... muito chato isso! Pum - pá - Pum - pá..." . Hum... pode ser simples demais, mas chato nunca! A bateria está onde deveria estar: fazendo seu papel que é o ritmo constante, uniforme e pulsante. Repare que no geral, nada de "ghost note" ou viradas muito elaboradas. Voce pode ser um mestre nas tecnicas do genial Mike Portnoy, mas se voce não souber fazer o "Chá-com-pão", não adianta. Tente colocar algo mais moderno em cima dessa musica e voce vai estragar o arranjo!
E as Viradas? São muito legais né?´É a hora do batera se consagrar... ou se QUEIMAR, certo?
No geral, contanto que se mantenha a pulsação, o bumbo e os pratos na hora certa - sem maiores problemas. Na minha humilde opinião, a maior virada de bateria da história do rock é essa aqui:
Está exatamente em 3:56...
"Misty Mountain Hop" - Led Zeppelin: John Bonham na Bateria. É uma virada com a maioria das notas "retas", sem maiores dificuldades. MAS VAI TENTAR FAZER IGUAL! Com a Mesma Pegada, uma mistura de Raiva com Determinação... Bem típico de Bonham.
Alguns podem pensar que sou "minimalista". Bom, em alguns casos acho que "menos é mais". Já tive oportunidade de trabalhar com vários tipos de Bateras. Dos mais conservadores passando pelos mais teimosos até os obstinados irritantes que acham que estão inovando colocando "fraseados" que se mataram de estudar pra tocar em seu projeto "alternativo pseudo-Dream Theater" de fim de semana em estilos como Pop Cover e Bossa Nova (?!).
Uma batera bem tocada deve ser Reta na hora certa e saber a hora de se soltar. Não quer dizer que é um trabalho chato. Como disse antes, BOM SENSO! Trabalhe pra agradar a Musica, o arranjo... para contribuir com ele e não agir como se estivesse no "se vira nos 30". Um bom exemplo de equilíbrio é Neil Peart (Rush):
"Ton Sawyer" - Rush: Neil Peart na Bateria. Precisão técnica, Click impecável e dono de um dos "Drum Fills" mais tirados e estudados pelos fãs bateristas.
Se fosse citar Bateristas bateristas que gosto, seriam vários posts... quem sabe futuramente? Mitch Mitchell, Keith Moon, Charlie Watts, Matt Sorun, Mike Mangini, Jeremy Colson, Steve Gadd... Cite o seu Preferido!
Então? Quer evoluir como baterista? Lembre-se dos pontos principais:
- Ritmo: Tenha ritmo o mais próximo possível do uniforme sem perder a dinâmica e a pegada. Se não tem Ritmo, desenvolva! Evite Oscilar no tempo ou correr demais.
- Bumbo no seu devido lugar: O Bumbo não é apenas mais uma Peça Grave. Ele é o Chão de toda Banda. Se ele falta ou entra num lugar errado (por mais que não esteja fora do ritmo) a musica perde consistência, Pulsação, O Arranjo pode soar "Rarefeito";
- Bom Senso: use sua tecnica para servir ao estilo musical tocado e não o contrário;
- Entrosamento com o Baixo: sempre digo que o baixo é o Bumbo com Notas. Quanto mais colado o Bumbo no Baixo, melhor!
- Pratos no lugar certo: os pratos servem as vezes como "vírgulas" separando uma frase da outra na musica. Um prato bem tocado no tempo 1 de cada inicio de frase é sempre bom!
Lembrando que quando um Batera ouve "po, vc bate pra caramba!" ele esquece o elogio e se liga no "Bater"... Baterista (percussionista em geral) não "bate", mas sim "Toca" ;)
Esta aqui é a minha homenagem aos nossos queridos amigos indispensáveis a uma boa banda de Rock, os Goleiros, o Coração pulsante da Banda! BFD, EZDRUMMER é o cacete! Bateristas, nós amamos voces!!!
Eu sou Ronald Sales e esse é o meu Blog ;)
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Hoje, Estréia do programa CAOS PARALELO com Soren Lemche
Gosta de Rock Progressivo?
Quer aprender mais sobre o assunto?
Rock Progressivo agora é na www.radionavaranda.com com apresentação de Soren Lemche, nosso colaborador daqui do Blog, conhecedor e amante do estilo. Combinado! A gente se encontra nas madrugas de Terça para Quarta feira, às 2 da madrugada no programa CAOS PARALELO.
Programa CAOS PARALELO com Soren Lemche, Todas as Quartas, 2 da madrugada (madrugada de Terça para Quarta) na www.radionavaranda.com.
Eu sou Ronald Sales e este é o meu Blog ;)
Quer aprender mais sobre o assunto?
Rock Progressivo agora é na www.radionavaranda.com com apresentação de Soren Lemche, nosso colaborador daqui do Blog, conhecedor e amante do estilo. Combinado! A gente se encontra nas madrugas de Terça para Quarta feira, às 2 da madrugada no programa CAOS PARALELO.
Programa CAOS PARALELO com Soren Lemche, Todas as Quartas, 2 da madrugada (madrugada de Terça para Quarta) na www.radionavaranda.com.Eu sou Ronald Sales e este é o meu Blog ;)
domingo, 2 de setembro de 2012
ROCK PROGRESSIVO na www.radionavaranda.com
Para
a imensa plateia desse blog, gostaria de lhes convidar para prestigiarem a
estreia do “Caos Paralelo”. Um
programa da Radionavaranda. Programa
produzido por Carlos Savalla e pilotado por mim, Soren Lemche, Colaborador do deste Blog.
Sim,
esse humilde interlocutor teve o honroso convite de fazer um programa de 90
min. sobre um dos assuntos que mais me apaixiona: Rock Progressivo!
Como
diz um amigo meu: "Pô, rock progressivo são aquela musicas chatas pacas né?" É
isso mesmo, mas chatas ou não, vamos apresentar o Rock Progressivo - antigo e
novo - e vamos mostrar que o Prog (como os aficcionados o chamam) está longe de
morrer.
O
programa irá ao ar às quartas-feiras, 1:00 da manhã. E terá duração de
aproximadamente 90 min.
Vamos
passear pelos clássicos, tal como o Yes, Genesis, Emerson Lake & Palmer,
Camel, Renaissance, Focus, Jetro Tull, Triumvirat, Premiata Forneria e outros. Tocaremos
também aqueles obscuros da década de 70, do Leste Europeu á Ásia.
Apresentaremos aos ouvintes, as bandas atuais de Rock Progressivo, e ainda
temos tempo para contar algumas coisas sobre as estrelas desse gênero.
Assim
espero contar com vocês, notívagos e insones e, quem sabe, não ajudo na educação
musical de pelo menos alguns.
Assinar:
Comentários (Atom)


